21/04/2010

21 de abril

No dia 21 de abril de 1792 Tiradentes foi executado. Posteriormente, seu corpo foi esquartejado, salgado e exposto em locais públicos. A pena de morte foi executada após ele ter sido condenado por crime de lesa-majestade, que significa traição ao rei. Foi Silvério dos Reis quem dedurou os "infiéis" (significado de "inconfidentes"), mas quem morreu condenado como traidor foi Tiradentes.
O pior é que por aqui continuamos invertendo as coisas até hoje: quem luta por seus direitos é tido por encrenqueiro; e quem burla a lei (ou mesmo consegue usar a lei para se beneficiar) é esperto e bem-sucedido.
Hoje o dia de Tiradentes é só mais um feirado. Mas a cada 21 de abril celebramos e estimulamos (mesmo sem querer, mesmo sem saber) a traição e a violência estatal: se não fosse Silvério dos Reis não haveria Feriado de Tiradentes. Um feriado também é alienação.
---------------------------------------------
Hoje é um ótimo dia para ler o Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. E amanhã, a carta de Pero Vaz de Caminha, que foi onde tudo começou.