13/04/2011

Cabelo em ovo

Às vezes pensamos, pensamos, pensamos e não chegamos a lugar nenhum, não encontramos soluções para os nossos problemas. Pelo contrário, parece até que intensificamos os dilemas, sofremos ainda mais. Em nossa cultura temos até expressões que definem essa idéia de que quem procura problemas acaba encontrando: catar cabelo em ovo ou procurar chifre em cabeça de cavalo.
É preciso reconhecer o tempo apropriado de cada coisa: que há tempo de pensar, há tempo de agir e há tempo de recolher-se, silenciar-se, por exemplo. O pior é que, geralmente, quando temos uma necessidade específica num determinado momento precisaríamos realizar exatamente o oposto: por exemplo, quando queremos muito compartilhar/conversar talvez seja o momento propício de silenciar; quando queremos muito pensar, talvez seja o momento propício para agir; quando queremos muito abraçar, talvez seja o momento de afastar-se. E vice-versa. Esses antagonismos são uma forma de fuga e estão o tempo todo diante de nós, independentemente de nós, quase astrologicamente.
Talvez seja seu tempo de ficar em silêncio, embora você queira falar. Certamente alguém estará expandindo-se em algum lugar. Ou talvez você tenha que encontrar alguém que esteja em tempo de ouvir. E aí você poderá falar. E será proveitoso. Mas seja cauteloso.