24/01/2011

Vendas de garagem

Nos Estados Unidos é comum encontrar no lixo objetos que para nós soariam como novos. O descarte de coisas usadas movimenta a sociedade de consumo. E em se tratando de sociedade de consumo, a sociedade americana é excelência.
Mas também é mais comum por lá as pessoas colocarem seus pertences à venda para renovação ou diminuição das coisas que são acumuladas ao longo da vida. E essa é uma prática até interessante e que precisaríamos adotar mais em nossa sociedade, sobretudo em época de valorização do reciclado e da sustentabilidade.
A venda de garagem (Garage Sale) é um espaço de socialização onde as pessoas não só vendem seus pertencem mas também conversam sobre eles, contam como foi adquirida determinada peça, fatos curiosos sobre um objeto etc. Essa troca de idéias produz um maior comunitarismo, um maior sentimento de respeito mútuo entre as pessoas do bairro.
Alguns desses eventos são criados para levantar recursos próprios para realização de projetos pessoais daqueles que colocam seus pertences à venda. Outros, para execução de projetos comunitários, como construção de parques infantis, escolas ou abrigos no bairro. Essa prática não temos na sociedade brasileira ainda por dois motivos principais: por causa da cultura do "vou me dar bem" e porque tendemos a depositar nos poderes do estado o dever de cuidar da sociedade. Como se não pudéssemos, nem devessémos, trabalhar pelo bem-estar da sociedade, de nós mesmos.
O mais próximo que temos disso por aqui são os mutirões, que é uma cultura originariamente indígena, mas que é utilizada em larga escala pelas classes mais pobres, como forma de manutenção da ética comunitária que caracteriza as classes populares e de sobrevivência dos próprios pobres numa sociedade monetarizada e desigual.
Deveríamos começar a realizar bazares e feiras para doação, venda ou troca de objetos que andam jogados em algum lugar de nossas casas! Para isso, basta um pouco de iniciativa e comunicação (talvez alguns emails ou torpedos para sua lista pessoal). Acumular está fora de moda!
_______________________________________________________________________________________
Uma boa dica para não ficar parado e começar a organizar a reciclagem é filiar-se a um grupo de doações e trocas na sua cidade, o que pode ser feito, por exemplo, pelo site Freecycle: http://www.freecycle.org/