17/10/2010

Abismo

Um pai levou seu filho para conhecer o mundo. Apresentou-lhe tudo, cada detalhe, e explicou o que eram as coisas. Depois de caminhar dois dias inteiros, com apenas pequenas paradas pra comer e descansar, chegaram a um abismo profundo. O filho imediatamente perguntou o que era, ao que o pai respondeu que era o fim. O filho, incucado com a resposta evasiva do pai, insistiu:
- "Mas o que é o fim?"
O pai respirou fundo temendo não conseguir responder a pergunta tão difícil, dobrou-se na frente do filho e disse olhando nos olhos dele:
- "O fim é o final de tudo, meu filho. É o ponto de chegada da existência humana, é quando tudo acaba. É importante que você se mantenha distante daqui para que viva seguro".
O filho acatou a resposta do pai, mas nunca se satisfez com ela. Anos mais tarde, depois que o pai havia morrido, aquele filho, agora adulto, voltou aquele abismo, levantou a cabeça e gritou bem alto:
- "Pai, você está aqui?"
Recebeu a seguinte resposta em forma de eco:
- "Aquiiiiiiiiii".
Aquele filho não teve dúvidas e desceu o abismo em busca do pai que imaginava estar em algum lugar do outro lado. Andou muitos dias e muitas noites, mas não encontrou o pai. Mas, de repente, percebeu que desbravara o abismo, que o fim não era assim tão definitivo, que era um mito. E encontrou vida do lado de lá. E nunca mais quis voltar.