17/12/2010

Pensar, escrever e publicar

I. Pensar.
Nem tudo o que penso, escrevo.
E me arrependo de não anotar um lampejo,
Que vem à mente,
Repentinamente.
Já cheguei a dormir com um caderno do lado,
E acordava de noite inteiramente atordoado.
Mas achei que fosse muita obssessão
E abandonei a anotação.
Como ler,
Estudar,
Pensar,
Observar
E pesquisar,
São a minha transpiração,
Às vezes é impossível resistir à inspiração.
Mas nem sempre ela vem,
E sinto uma falta danada quando fico sem.
É como se ela me desejasse do jeito que sou,
Do jeito que estou.
E chegasse nas pontas dos pés,
Sem se anunciar,
Pra me estimular.
Ela vem bem devagar,
Como se quisesse me enfeitiçar
Pra tirar minha razão
E me dar uma criação.
E crio a expectativa de que ela volte,
Se solte
E não se vá.
Será que dá?

II. Escrever
Nem tudo o que escrevo, publico.
Dez por cento do que escrevo está protegido.
Embora não saiba de que,
Nem de quem.
Guardo algumas idéias pra me preservar,
Pra não escandalizar.
Gostaria de ser mais livre pra pensar e escrever.
Mesmo sem ser ouvido, tenho tanto a dizer...
Preciso tanto de você!...
Mas esse controle do escrito
É algo que foi produzido.
E pior, é algo que foi consentido.
E hoje sofro pra me desconstruir,
Para produzir e dividir.
E tendo a achar que ninguém vai se importar,
Que ninguém vai gostar,
Que sou muito elementar.
E luto contra mim mesmo,
Contra a dor de ser eu mesmo:
Responsável e controlado.

III. Publicar
Nem tudo o que publico, me identifico.
Há texto esquisito.
E não são poucos,
São loucos.
Loucos dos dois lados,
Por parte de quem escreve
E por parte de quem lê.
Ou melhor, de como se lê.
Quando vejo um comentário,
Reparo como é libertário
O olhar do lado de lá.
E mesmo que não tenha querido dizer
As coisas soam como se tivessem sido ditas.
E aquilo que queria fazer,
Fica pra trás sem ninguém saber.
Por isso é preciso afinidade,
Entre mim e você.
Ou então,
Faça a sua tradução.
E me liberte da tradição.
Identidade é liberdade,
Do leitor.
/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\
Um dia tomo coragem e vivo com mais libertinagem, libertando ainda mais meus pensamentos e sentimentos. E não me envergonharei de publicação em que não haja identificação. Verei tudo como criação e situação.