23/02/2007

Advogados


Os advogados têm tirado meu sono. Não, não estou enrolado com a justiça por dívidas, jogo, tráfico, espancamento ou homicídio. Estou preocupado com os advogados porque são objeto de minha tese. Estou pesquisando a relação entre profissões jurídicas e desigualdade social após a Constituição de 1988: estou convencido de que os juristas utilizaram a chamada Constituição Cidadã para alavancar seus poderes na sociedade brasileira. Não vou adiantar muita coisa para não estragar a surpresa, mas estou reunindo dados suficientes para sugerir a criação e execução de um projeto profissional dos juristas antes, durante e depois da promulgação da Constituição de 1988. "Projeto profissional" é um conceito que aponta para uma tentativa de tomada do poder, poder social (status profissional e alta remuneração), por determinados grupos profissionais. No meu caso, estou investigando o projeto profissional dos juristas. Aguarde!