10/02/2007

Homem-Animal


Antes de começar esta postagem quero dizer que minha relação com os animais nunca foi além de um mero observador e apreciador da beleza e pecularidades dos bichinhos. Quando criança, gostava de ir ao zoológico e observar as espécies. (Aliás, acho que zoológicos cumprem papéis pedagógicos importantes na vida das crianças, ao contrário dos mais radicais defensores dos "direitos dos animais".) Mas tem gente que leva a relação com os animais bem mais a sério. A coisa mais bizarra que já ouvi falar foi de um sujeito de Dores de Macabu, em Campos/RJ, que molestava uma égua, com o "consentimento" dela. Mas não é disso que quero falar, porque é tosco demais!
Não é de hoje que a relação homem-animal gera consequências. Um problema, supostamente gerado por esta relação entre homens e animais num mesmo espaço, seria a destruição dos animais no ambiente urbano. É claro que há uma redução dos animais nos espaços urbanos, mas há também uma diminuição de nossa sensibilidade à presença deles, pelo ritmo frenético que vivemos nas cidades. Mas se abrirmos nossos olhos e ouvidos, perceberemos que eles estão lá, resistindo à poluição e à agitação, mas não à nossa indiferença à presença deles. Se acordarmos mais cedo, ouviremos o canto dos pássaros anunciando o novo dia. Ou no final da tarde, as revoadas de pássaros recolhendo-se a seus ninhos. Os macaquinhos estão pulando de galho em galho e nas janelas de alguns apartamentos, em plena metrópole. Sem contar os cães pelas ruas, os gatos, as lagartixas, as borboletas, as corujas, os esquilos, os morcegos...
As praças, os hortos e outros espaços verdes das cidades estão repletos de animaizinhos e insetos que convivem bem conosco. Essa idéia de que homem e animais não se dão bem, que os homens ameaçam as vidas dos animais é uma falácia. A prova disso está do lado de fora. É só você chegar na janela ou ficar atento aos movimentos dos bichos nas cidades. Quer dizer, é só exercitarmos nossa percepção para descobrir estes seres que nos rodeiam.
_______
Hoje não quero escrever muito porque vou comer um pedaço de bolo com a patroa, que está aniversariando. Vou encerrar tentando lembrar alguns produtos culturais do cinema, da TV, dos quadrinhos e da música sobre a relação homem-animal: Manimal (seriado americano da década de 1980), Homem-Aranha, Batman (homem morcego), Mulher-Gato, Homem-Pássaro, Josie e as gatinhas, "O vira" (cantado por Ney Matogrosso), Os Saltimbancos (musical infantil dirigido por Chico Buarque nos anos 1970), Arca de Noé (de Vinícius de Moraes)... Tenho um primo que é especialista em artes cênicas, visuais e musicais. Vou pedir a ele pra elaborar uma lista mais completa desses produtos culturais em que a relação homem-animal está presente e postar aqui no comentário. Até a próxima!