13/03/2007

Sucesso


Hoje vou apenas fazer a citação de um trecho do livro "Resistência e Submissão", do teólogo luterano Dietrich Bonhoeffer. Bonhoeffer era alemão e foi preso e assassinado pelos nazistas por sua resistência ao governo de Hitler. Da prisão ele escreveu as seguintes palavras em tom indignado de crítica e até sarcasmo:
"A um mundo em que o sucesso é o parâmetro e a justificação de todas as coisas, a figura do condenado e crucificado permanece estranha e, na melhor das hipóteses, digna de compaixão. O mundo quer e deve ser vencido através do sucesso. Os atos decidem, não idéias ou opiniões. Somente o sucesso justifica injustiça havida. A culpa cicatriza no sucesso. Não faz sentido acusar o bem-sucedido de suas virtudes. Com isso se encalha no passado, enquanto o bem-sucedido vai progredindo de ação em ação, conquistando o futuro e tornando o passado irreversível. O bem-sucedido cria fatos consumados que nunca mais podem ser revogados; o que ele destrói nunca mais pode ser reconstruído; o que ele constrói adquire direito de existência ao menos na geração seguinte. Não há acusação que possa restabelecer a culpa que o bem-sucedido deixou atrás de si. Com o tempo, a acusação emudece; o sucesso fica e determina o curso da história. Os juízes da história são tristes figuras ao lado de seus protagonistas. A história passa por cima deles. Não há poder no mundo que possa ousar invocar com tamanha liberdade e naturalidade a tese de que o fim justifica os meios como a história o faz. (...) o sucesso é o bem por excelência".
Estava buscando palavras para escrever sobre o sucesso em nossos dias e me lembrei deste livro de Bonhoeffer. Acho que nem preciso escrever mais nada sobre isso.